Sobre Nós

Nosso Propósito

A Família Sanativo é um conjunto de produtos centenários, de origem natural, com poderosa ação antisséptica, que conquistou os lares pernambucanos desde o século XIX, no ano de 1888.

Sua permanência duradoura no mercado se deu em razão de sua eficácia inquestionável, e, por se tratar de produtos com forte apelo afetivo na tradição nordestina, ocasionando a perpetuação do seu uso de geração em geração, para, enfim, conquistar o mercado nacional e internacional.

A modernização dos processos produtivos da Família Sanativo, ocorrida no final da década de 1980, manteve inalterada suas formulações e levou em consideração que o mais importante não é o consumo de seus produtos, mas as conexões afetivas que produzem, a confiança na tradição da marca, a valorização de insumos regionais provindos do agreste e sertão pernambucanos e o propósito obstinado de propiciar saúde e bem-estar aos seus consumidores.

Quem compra um dos produtos da Família Sanativo, atesta todos esses valores e valida uma marca humanizada que cuida de pessoas, unindo a tradição com a eficácia comprovada de seus produtos na esteira de mais de um século de existência.

Museu Sanativo

Conheça um pouco da nossa história

1888

Nossa fórmula foi criada em Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, por João Gabriel Firmino de Figueiredo. Ele não era farmacêutico, e sim autor de
verso e prosa,  mas teve no antisséptico a sua grande descoberta. A invenção passou pela primeira análise científica em 3 de outubro de 1988 e desde então conquistou a confiança de todos.

1914

Este foi um dos primeiros rótulos de Sanativo, em 1914, ainda como elixir. Mais de um século depois, ajuda a contar a história do nosso produto.

1934

A criação foi cedida ao Laboratório Pernambucano, o Laperli, que funcionava na Rua dos Coelhos, no centro do Recife e a partir disso começou a ganhar o mundo. A fórmula de Sanativo foi licenciada em 17 de julho de 1934, da maneira que conhecemos hoje, aproveitando o poder das plantas
para fabricar o antisséptico centenário das famílias.

1942

Sanativo sempre valorizou as plantas que são a base da sua fórmula. A embalagem utilizada em 1942 já exaltava o poder da flora brasileira.

1963

Desde 9 de julho de 1963, o nosso tradicional antisséptico deixou de ser Elixir e virou o Sanativo. Ao longo de mais de 120 anos de história, passamos
por muitas evoluções, o que não mudou foi o fato de ser nomeado por quem usa com classificações como “divino” e “tesouro das famílias”.

1970

Criado e produzido em Pernambuco, Sanativo fez sucesso regional, nacional e internacionalmente. Na Copa do Mundo de 1970, realizada no México, um lote do antisséptico foi enviado para o médico da seleção brasileira, Lídio Toledo, para ser usado entre os jogadores que foram campeões da competição. As anotações do então gerente do Laperli, Carlos Guimarães, afirmam que a foto mostra o processo de embalagem do antisséptico.

1975

Em julho de 1975, a enchente conhecida como cheia de Tapacurá, que inundou grande parte do Recife atingiu a fábrica do Laperli, que já funcionava no endereço atual, no bairro da Encruzilhada. A água atingiu 1,50 metro de altura e danificou documentos originais, correspondências, entre outros objetos importantes. Mas a empresa se reergueu.

1984

A década de 1980 foi de grandes transformações para o Sanativo. Quatro anos antes do centenário da sua fórmula mais tradicional, o Laperli foi adquirido por Geraldo Lélis Nóbrega. Na época, eram fabricados também Água Oftálmica Santa Luzia, Elixir Santa Rosa, Elixir Hermes e Vinho
Bartholomeu.

1986

Sanativo ganhou uma nova embalagem, que mostra medalhas conquistadas no início da sua trajetória. O tradicional antisséptico foi premiado com medalhas de ouro, prata e bronze em exposições internacionais: em 1889, na França e nos Estados Unidos; em 1904, no Rio de Janeiro; em 1938, no
centenário da Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul; e em 1940, em Pernambuco.

1988

Em 1988, no centenário do Sanativo, o antisséptico já era tradição. Produto de origem natural, tem eficácia comprovada e marcou, ao longo dos 100
anos, diversas famílias. O artista José Cláudio é um dos pernambucanos que tinha uma relação afetiva com a marca e decidiu homenageá-la nesse ano, com uma obra que está até hoje na entrada do Laperli.

1993

Na década de 1990, a sede do Laperli, no bairro da Encruzilhada, foi reformada. O laboratório continua funcionando no local.

1998

Quando completou 110 anos, o Sanativo já preparava mudanças. Matérias de jornais mostravam a importância da marca pernambucana e apontavam os estudos para a expansão da linha de produtos que viria em seguida, por exemplo, com o lançamento de um sabonete antisséptico pouco depois.

2002

Sanativo recebeu diversas homenagens em mais de um século, além das medalhas que ilustram a sua embalagem. Em 5 de junho de 2002, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou um voto de aplausos, devido à sua relevância para o desenvolvimento econômico do Estado, com produto de qualidade e geração de empregos.

2005

Com a morte de Geraldo Nóbrega, assumem a administração do laboratório seus filhos do casamento com Daura Nóbrega. Eles têm a missão de continuar o legado do pai e fortalecer a marca Sanativo e a força que ela representa para Pernambuco.

2018

Aos 130 anos, Sanativo passou por transformações, dando início a uma nova expansão com o lançamento de uma linha de produtos. Além do tradicional antisséptico, que ganhou uma embalagem mais prática em spray, as plantas do Nordeste foram a base também para a produção de sabonete líquido, talco, própolis com mel e enxaguatório bucal.

2019

Sanativo continua evoluindo. A marca centenária não para de diversificar a sua atuação, mas sempre com produtos de origem natural. Em 2019, foi a
vez de lançar o sabonete vegetal esfoliante e o gel antisséptico, produtos que já conquistaram as novas gerações. Novas criações são estudadas e, com
certeza, também farão parte da tradição das famílias.